sábado, 28 de setembro de 2013

Praça Visconde de (Sinimbu)

Era uma vez, a Praça Visconde de Sinimbu...

      Parece irônico iniciar uma postagem assim, mas é dessa forma que podemos nos referir a um espaço de nossa cidade onde já testemunhou e vivenciou tempos áureos da riqueza de nossa terra e de nossos habitantes. Hoje a praça não passa de matos ruínas de brinquedos e muita sujeira, quando não ocupada por lideranças de sem-terra é frequentemente frequentada por marginais... É uma Maceió de outro tempo...

        Antes, a Praça Sinimbu, era repleta de sobrados, onde vivia a burguesia, bondes que circulavam com os cidadãos maceioenses, coretos para promover manifestações artísticas e um prédio da Linha de Bondes, com seu relógio. Foi derrubado, para construir a Faculdade de Engenharia, depois Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, e atualmente, Espaço Cultural da UFAL.

      Hoje, a estátua de Visconde de Sinimbu, envergonha-se do mau trato geral que seu presente de homenagem sofre pelos governantes e pelos ignorantes de informação, resta-nos, portanto, divertir-nos nas lembranças que ficaram dos tempos de ouro da praça, uma vez que é pouco provável que os bons tempos tenham retorno.


Praça Sinimbu avistada da Avenida da Paz.



A referida praça na década de 30.



Coretos e monumentos presentes em locais da praça por volta da década de 70.


O prédio da linha de bondes por trás da estátua de Visconde de Sinimbu.


Ponte da praça com bonde elétrico circulando.


Praça Sinimbu atualmente.

Pesquisa de Luiz Gonzaga
realizada em: 28/09/2013

2 comentários:

  1. Muito bom,gostei do seu blog.Teria como postar mais sobre o hotel bella vista,informando o ano da demolição com fotos da época,ano de construção,quem era o proprietário etc?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, desculpe pela demora, o blog está de mudanças, dia 20/05 estará disponível em: atuacaomais.blogspot.com.br e lá vou postar muito mais sobre curiosidades do Bella Vista e outros locais antigos de Maceió

    ResponderExcluir